quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vida + Saudável: Alimentos Antioxidantes

Nas últimas décadas têm sido realizadas inúmeras pesquisas a fim de entender o papel dos antioxidantes no combate aos radicais livres (RL). Os RL aceleram o envelhecimento, e o aparecimento de doenças como câncer, inflamação e aterosclerose.
Apesar de todos os benefícios de uma dieta rica em antioxidantes, grande parte da população não tem o consumo necessário.
Alimentos como vegetais, hortaliças e frutas apresentam um alto poder antioxidante, isso tudo porque elas contém uma grande quantidade de vitamina C, E, flavonóides, carotenóides, que são capazes de criarem uma “barreira” contra os RL. Mas para ter uma dieta saudável e com um alto poder antioxidante existem alguns alimentos chaves:

A primeira é a uva/vinho tinto. Rica em um componente, que na pesquisa clínica é bastante nova – o Resveratrol. Ele é descrito como um dos principais responsáveis pelo que seria conhecido como o “paradoxo francês”. Isto porque apesar do grande consumo de alimentos gordurosos e do número alto de tabagistas na França, a incidência de indivíduos com risco cardiovascular é super baixo.
Além disso, o resveratrol é conhecido por ter uma ação estrogênica, ou seja, estar envolvido na via da produção de estrogênio, o que seria mais uma dica importante para as mulheres na menopausa. Mas é importante lembrar que o álcool parece potencializar os efeitos benéficos do resveratrol, sendo ainda uma dúvida o consumo de suplementos de resveratrol em cápsulas.

Já as oleaginosas são outro tipo de alimento rico em antioxidantes. Porém, a Castanha do Brasil conhecida como Castanha do Pará é o carro-chefe. Isto porque essa oleaginosa apresenta altas quantidades de selênio, um mineral antioxidante, o que combateria os RL. A Castanha do Brasil também apresenta uma alta quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, ou seja, da gordura boa, e que ajuda a diminuir os níveis altos de colesterol, triglicerídeos e LDL-c. Já se sabe que o consumo diário por pelo menos 4 semanas, já apresenta benefícios.

A romã é outra fruta super importante, o suco e as cascas parecem ter um poder antioxidante potente, além de possuir também uma ação estrogênica e ser interessante para indivíduos hipertensos.

Mas é super importante procurar um nutricionista, para avaliar a quantidade que se deve ingerir, logo que cada pessoa apresenta características próprias, que devem ser avaliadas antes do consumo desses alimentos!

Priscila Maranhão - Nutricionista - CRN 07101891

Nota da blogueira: Gostaram do nosso primeiro post do Vida + Saudável? Se vocês querem ver algum assunto específico por aqui, mandem email para o contato do blog, e faremos o possível (e o impossível =D) para atendê-los!
E para quem quiser uma nutrição personalizada, o consultório da Pri é no Shopping Tijuca - Rio de Janeiro. (semana que vem posto o cartãozinho fofo dela!)
Beijocas, Thaysa

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de abordar estes assuntos!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana! Fico feliz que você tenha gostado!
    E se quiser sugerir algum tema para esse post, ou para outros, fique à vontade! ;)
    Beijocas

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...