terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vida + Saudável: Natal Light

Com a chegada do Natal muita gente acha que precisa sair da dieta, isso porque os pratos típicos dessa época do ano têm grande quantidade de gorduras. Por isso resolvemos dar algumas dicas e receitas light saborosas!

Primeiro, vamos às dicas, pois elas são super importantes - e vão fazer diferença no seu Natal!

1- Para o preparo das receitas, utilize ingredientes menos calóricos, como leite desnatado, creme de leite light, queijo cottage...

2- Ao invés da carne bovina, consuma carne de frango, que tem menor quantidade de gordura saturada;

3- Não ingira quantidades altas de oleaginosas (castanhas, nozes, pistache...), apesar delas apresentarem uma gordura boa, a insaturada, elas são muito calóricas!

4- Dê preferência ao consumo de saladas, ela dará uma sensação de saciedade;

5- Evite ficar “beliscando” ao preparar as refeições;

6- Não repita a refeição, lembre-se que ainda tem a sobremesa!

7- Dê preferência as sobremesas quem tem frutas como ingredientes, elas serão sempre menos calóricas.

8- Coma devagar, mastigando bem.

9- Beba bastante água!

10- E por fim não se esqueça da atividade física! Ela aumentará seu gasto energético e fará com que a ceia de Natal não comprometa sua dieta!

Agora, vamos às receitas (huuuummmmm). Separamos algumas receitas deliciosas e que não são difíceis de preparar. Pro post não ficar giga, vamos postar 2 receitas hoje, e mais 2 semana que vem.
 Espero que vocês gostem, e quem fizer, pode contar pra gente como ficou, aqui nos comentários e pode me chamar pra jantar também


SALADA DE MELÃO

Ingredientes
- 1 melão cantaloupe
- 2 pêras sem casca e sem sementes
- 12 folhas de alface americana
- 200g de peito de peru light defumado em fatias
- 1 colher de sobremesa de gergelim preto

Ingredientes para o Molho
- ½ xícara (chá) de caldo de legumes light
- 1 colher (sopa) de pó para gelatina diet de morango
- suco de 1 laranja
- 1 colher (café) de amido de milho

Preparo
Corte o melão em cubos de 2 cm e as pêras em fatias finas. Reserve. Rasgue a alface em três partes e disponha em uma travessa.
Disponha entre a alface as fatias de peito de peru enroladas em cone. Divida pela travessa as fatias de pêra e de melão. Polvilhe o gergelim apenas sobre o melão.
Para o molho, coloque o caldo de legumes em uma panela, acrescente o pó de gelatina, o suco e a maisena. Mexa bem e leve ao fogo até ferver e obter uma consistência cremosa. Regue o molho sobre a salada na hora de servir.

CALORIAS POR PORÇÃO: 130kcal

TENDER LIGHT COM PURÊ

Ingredientes
Tender:
- 1 tender bolinha
- 1 colher (chá) de cravos
- ½ xícara (chá) de geléia diet de damasco
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- ½ colher (sopa) de adoçante em pó
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- noz-moscada a gosto

Para purê de castanha e cenoura:
- 15 castanhas portuguesas
- 3 cenouras cruas cortadas em rodelas
- sal a gosto
- 1 cebola ralada
- 2 colheres (sopa) de requeijão light
- 1 colher (chá) de adoçante para forno e fogão

Preparo
Tender:
Numa assadeira antiaderente, coloque o tender e leve ao forno para assar em fogo baixo por meia hora. Tire do forno e, com uma faca, trace diagonais na superfície do tender. Enfeite com os cravos, espetando-os. Numa tigela, misture a geléia com o suco de laranja, o adoçante e a noz-moscada e o shoyu. Derrame lentamente metade desse molho sobre o tender e leve-o para assar, novamente, em forno médio, por 40 minutos. Vá regando com o restante do molho. Após esfriar, corte em fatias e despeje o molho que ficou na assadeira.

Purê de castanha e cenoura:
Cozinhe as castanhas portuguesas na pressão. Retire a casca e reserve-as. Em outra panela, cozinhe as cenouras. No liquidificador, coloque as castanhas e as cenouras cozidas e bata até obter uma mistura homogênea. Retire e ponha em uma panela. Acrescente o sal, a cebola, o requeijão e o adoçante e leve ao fogo. Mexa bem com uma colher de pau até encorpar e ficar com a textura de purê. Tire do fogo e sirva imediatamente.

Dica: o tender assado no microondas fica muito mais macio e tenro, sem a casca grossa. É só levá-lo totalmente furado, várias vezes, com um garfo ao micro (também já riscado com a faca e pincelado com shoyu) por 10 minutos na potência alta. Retire. Enfeite com cravos regue com o molho e retorne ao microondas por mais 10 minutos em potência alta.

Semana que vem, tem mais receitas para vocês ; )

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN 07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...