domingo, 20 de março de 2011

Por aí: Quinta da Boa Vista

Até bem pouco tempo deixada de lado, a Quinta da Boa Vista vem ganhando novo destaque no cenário carioca. Localizado no bairro de São Cristóvão, o parque, assim como toda a região do entorno, vem recebendo atenção especial nos últimos anos. A partir da assinatura, em 2004, do Projeto de Estruturação urbana – PEU São Cristóvão, algumas medidas vem sendo tomadas visando à melhoria da qualidade de vida na região. Assim, a Quinta, como é popularmente conhecida, passou a ter um papel fundamental neste processo. Um bom exemplo disso é o projeto de conexão direta entre o parque e o Maracanã através de imensas passarelas que se estenderão por cima do terminal ferroviário que os separa hoje. A obra faz parte dos preparativos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e, sem dúvidas, tornará o futuro “complexo” no equipamento urbano e esportivo mais importante do país, uma vez que receberá as festas de abertura e encerramento, além dos jogos mais importantes das duas competições.


Um merecido reconhecimento a um lugar com uma história riquíssima e que conta com tantas opções de lazer e entretenimento. Sua bagagem cultural nos remete ao início do século XIX, quando em 1808, passou a ser a residência da família real portuguesa no Brasil. Para se ter dimensão da importância desta sede, em 1817, passou a residir no local o Príncipe herdeiro da coroa - D. Pedro, recém casado com D. Maria Leopoldina, Arquiduquesa de Habsburgo, a dinastia mais importante do mundo naquela época. Foi durante este período também que o parque recebeu um grande projeto paisagístico, responsável pelas formas curvilíneas de rios, lagoas, caminhos e jardins que contrastam com a imponente e retilínea avenida de acesso ao Palácio, o que conferiu aos seus diversos espaços, um estilo único.

Este é sem dúvida um dos principais atrativos do lugar: a beleza e a singularidade das paisagens, que são capazes de tornar uma simples caminhada ou corrida, em um ótimo passeio. Como exemplo, podemos citar o Templo de Apollo ou o recém restaurado Pagode Chinês, monumentos que incrementam a sua arquitetura. Além disso, o parque conta ainda com outras opções de lazer como quadras poliesportivas, aparelhos de musculação e aluguel de bicicletas, quadricículos, caiaques e pedalinhos para passeio. 

Mas esta é apenas uma das facetas. A Quinta da Boa Vista abriga várias atrações, que se não mais possuem o mesmo “glamour” real de outrora, ainda assim colocam o parque como uma das opções de entretenimento mais completas da cidade. No antigo Palácio, funciona o Museu Nacional, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de um importante centro de pesquisa que abriga um dos maiores acervos de História Natural das Américas, onde podem ser vistos, por exemplo, exemplares de múmias, ossadas de dinossauros e objetos de arte.

Outra dependência do parque muito visitada é o Jardim Zoológico. A interação entre os animais, dos mais dóceis aos mais selvagens e peçonhentos, é garantia de diversão para todas as idades. Lá podem ser vistos leões, macacos, tucanos, araras, girafas, elefantes, dromedários.... Por algum momento o visitante pode até esquecer-se de estar no meio de uma metrópole.

Atualmente a Quinta conta com uma nova atração que tem elevado o número de visitantes. Desde setembro do ano passado, está montado um grande circo em um de seus gramados, que junto com o Museu da Fauna, completam as atrações do parque. Os preços populares e a entrada grátis de crianças em alguns destes locais, além da possibilidade de meia entrada, garantem o acesso a grande parte da população e a visita de grandes grupos.

Ainda no contexto de revitalização do bairro de São Cristóvão e inclusão da Quinta no roteiro da cidade, a prefeitura tem sediado no parque vários eventos como o que aconteceu no último dia 1º de Março, aniversário do Rio de Janeiro, onde houve uma grande festa com shows de Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso e Monobloco, tendo reunido milhares de pessoas. 

Este novo uso que tem sido feito de suas dependências é facilitado pela excelente localização do parque, que é vizinho das estações de trem e metrô de São Cristóvão, além de ficar bem perto da rodoviária Novo Rio, o que confere a área várias opções de ônibus.
Com tantos atrativos assim o Parque da Quinta da Boa Vista é uma ótima opção de lazer para quem procura um lugar com muito verde, cultura e diversão, bem no meio da cidade maravilhosa! Todos deveriam conferir!

Raul Rigoto Monteiro
Geógrafo e morador de São Cristóvão 

Nota da blogueira: O Raul é o mais novo colaborador do blog. Ele será o responsável pela coluna Por aí, que vai sempre dar dicas de lugares bacanas, que valem a pena conhecer, no Rio de Janeiro. Quem tiver alguma sugestão de lugar que queira ver por aqui, é só mandar email pro blog ou deixar nos comentários!!!

9 comentários:

  1. Adorei o post. Quando criança costumava frequentar o museu e o zoológico da Quinta.
    Mto legal relembrar essa época e parabéns pelo texto e pelas lindas fotos!!

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempo que não vou a Quinta...
    As fotos são realmente inspiradoras e me bateu uma mega vontade de passar uma tarde por lá...rs

    ResponderExcluir
  3. Quinta da Boa Vista lembra infância, não importa realmente a idade que se tenha, quem nunca fez um piquenique na Quinta, ou não visitou o Zoológico? Adorei rever os lugares, que fazem a alegria de muita gente, sem gastar muito!

    ResponderExcluir
  4. Adoreei! Só fui para o Rio de passagem em um cruzeiro que fiz, então nem pude conhecer nada direito! Com certeza, da próxima vez quero conhecer esse lugar! Lindooo.
    Beijos
    larosaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Raul,parabéns pela matéria e por enaltecer o quintal de nossas casas.Cada morador se São Cristovão tem com certeza uma bela recordação deste maravilhoso parque.Bela lembrança.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que fotos lindas da Quinta. Faz muito tempo que não vou lá, mas depois desse post deu até vontade de ir :-)

    ResponderExcluir
  7. É isso pessoal, a quinta é linda mesmo! Quem conhece deveria voltar e quem nunca foi não sabe o que está perdendo.....
    Lembrem que contamos com suas dicas de lugares para visitarmos!!!! Abraços a todos!Raul

    ResponderExcluir
  8. Todas as manhãs faço caminhada na Quinta. É muito prazeroso, tens lindas paisagens, sempre vejo miquinhos, escuto as araras quando passo perto do Zoo, tem um clima ameno, além de lembrar de quando eu era pequena e ia quase todo final de semana passear por lá, enfim a Quinta é tudo bom!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...