terça-feira, 24 de maio de 2011

Vida + Saudável: Leite fermentado - fique alerta!

Nutrição é Informação e o SLMC não podia deixar essa passar!

Muitos de vocês sabem a importância de consumir o leite fermentado. Isso porque os leitinhos, contêm pouca ou nenhuma gordura, uma quantidade importante de cálcio (essencial para a formação óssea da criança) e proteína. Mas não só por isso o leite fermentado é importante; ele contêm uma boa quantidade de bactérias lácteas ativas (probióticos) que atuam de maneira benéfica no organismo. Estudos demonstram melhoras importantes, desde constipação (prisão de ventre) até a diminuição dos efeitos relacionados a adiposidade abdominal, reduzindo consequentemente desordens metabólicas.
Mas apesar dos benefícios, não deve-se ter um consumo exagerado. Uma unidade por dia é a quantidade ideal, logo que o excesso pode levar à desconfortos intestinais, diarréia e flatulência.

Porém apesar da importância do consumo do leite fermentado, algumas marcas não respeitam as quantidades de bactéricas ativas que deveriam estar presentes no produto. A revista PROTESTE divulgou o resultado do teste dos leites fermentados, e deu uma dica - o leitinho da marca VIGOR não deve ser comprado, isso porque o produto não contêm a quantidade de bactérias lácteas suficientes (ou seja, você esta sendo enganado!) O melhor produto do teste foi o leite fermentado da marca ACTIMEL da DANONE que apresentou uma excelente contagem de bactérias além do maior teor de proteínas.
O teste da revista PROTESTE alertou para um ponto importante, a grande quantidade de açúcar no leite fermentado. A marca PAULISTA que é uma ótima escolha por conter as menores quantidades de açúcar, foi a que obteve a menor aceitação no teste de paladar, demonstrando a preferência da nossa população por produtos mais doces. É super legal relembrar a todos que o consumo de açúcar em excesso deve ser evitado, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (2008-09) demonstraram que o excesso de peso na população brasileira vem crescendo em todas as faixas etárias (crianças estão nessa!), em homens e mulheres. O excesso de peso se relaciona ao aparecimento da diabetes mellitus, hipertensão e doenças cardiovasculares levando a morbidade precoce. Por este motivo é essencial darmos atenção ao que consumimos e termos uma alimentação mais saudável!

Referências:
Revista PROTESTE - Maio/2011
Kadooka, Y et al.Regulation of abdominal adiposity by probotics (Lactobacillus gasseri SBT2055) in adults with obese tendencies in a randomized controlled trial. Eur J Clin Nutr , 2010, 64(6):636-43.
IBGE - Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-09. 2010.


Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

4 comentários:

  1. Amei esse post! Super informativo! Entao a partir de agora so Actimel.
    Fico "incrivel" como a as industrias podem colocar qualquer coisa no mercado...Mesmo que seja prejudicial e nos, inocentes consumidores, nao fazemos a menor idea....Que horror!

    ResponderExcluir
  2. É um horror mesmo! As pessoas nos vendem abacaxi dizendo que é banana e ninguém confere, avalia! hummmm

    ResponderExcluir
  3. Olá, o leite fermentado paulista não possui muito açúcar, mas ele tem a quantidade de lactobacillus que tem o yakult 40, por exemplo? Nessa pesquisa foram pesquisados quantos leites fermentados? Não consigo achar a matéria na internet, tem que ser assinante da revista para vê-las. Obrigada.

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...