sábado, 7 de maio de 2011

Vida + Saudável: Nutrição e Constipação

Dores abdominais, gases, flatulência e sensação de inchaço - um incômodo para quem tem prisão de ventre

Para quem tem prisão de ventre, não há nada melhor do que aumentar a ingestão de fibras. As fibras são carboidratos que não sofrem ação das enzimas do nosso corpo; e podem ser divididas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são aquelas que em contato com a água, formam um "gel", apresentando funções importantes no metabolismo, como - diminuição dos níveis do colesterol no sangue, sensação de saciedade e diminuição da absorção de glicose. Elas serão essenciais para indivíduos com obesidade, diabetes e colesterol elevado. As fontes são as seguintes: Frutas, aveia e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, etc). 
As fibras insolúveis tem a função de aumentar o bolo fecal e acelerar o trânsito intestinal, ou seja, super importante para as pessoas que tem constipação (prisão de ventre). Outro ponto importante é que as fibras insolúveis necessitam de mais mastigação, e com isso, aumentam a salivação, diminuindo o aparecimento de cáries. As fontes de fibras insolúveis são: cereais integrais (pães, arroz, farinha..), casca de legumes, farelos, folhosos, etc.
A recomendação diária de fibra é de 20-35g/dia, ou seja, com o consumo de frutas (3x/dia), salada com folhosos e legumes no almoço e jantar e o bom "arroz com feijão", essa recomendação é alcançada facilmente, e os problemas de prisão de ventre com certeza serão amenizados. Além disso, pode-se fazer algumas mudanças, a primeira delas, é substituir os cereais tradicionais por integrais, ou seja, sempre que possível substituir os o pão francês por pão de forma integral; o arroz branco pelo integral, e assim em diante. 
A segunda dica é ingerir frutas (dando preferência aquelas que podem ser ingeridas com casca, como a maçã, pêra, uva, etc) e por último beber muita água (2L/dia) é a recomendação! A suplementação de fibras não é a melhor opção, logo que pode haver perda de cálcio, ferro e zinco do organismo. Por isso, nada melhor do que ter uma dieta saudável!

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN: 07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...