terça-feira, 14 de junho de 2011

Vida + Saudável: Alimentação Saudável no Arraiá

O SLMC fez uma lista para as festas Juninas não estragarem sua dieta!

Os arraiás estão chegando, e não podíamos deixar de dar algumas dicas aqui no Blog. Isso porque nesse período de festas juninas, as comidinhas são super calóricas e temos que ter a informação para escolher sempre a melhor opção e não deixar a dieta ir por água abaixo!
1- Canjica - Hummm que delícia! Apesar da canjica ter uma quantidade ótima de leite, que é rico em cálcio, os ingredientes dessa receita como o leite condensado e leite de coco são super calóricos. Um pratinho raso de canjica chega a ter 340 calorias. Por isso, muita gente prefere receitas que usam ingredientes "light" e tem outras que retiram o leite condensado (fica uma delícia do mesmo jeito)!

2- Arroz doce - Um pires chega a ter 200 calorias, mas a quantidade de gordura é bem menor do que a da canjica e pode ser sim considerada uma opção razoável no arraiá.


3 - Milho cozido - é uma boa opção para quando bater a fome. Como o milho é só cozido, uma espiga grande tem 130 calorias (mas evita a manteiga em cima do milho)!

4- Pipoca - tem uma grande quantidade de fibras, é uma ótima opção para crianças que evitam verduras e legumes. Um saquinho pequeno, muito comum nas festas tem em torno de 70kcal. É só ter cuidado com a quantidade de sal!

5- Pé de Moleque - Como os ingredientes são bem calóricos (amendoim, açúcar e leite condensado), essa opção deve ser evitada em grandes quantidades! Uma unidade pequena tem cerca de 90 calorias!


6- Cocada - Com 400 calorias uma unidade média, essa opção deve ser descartada no arraiá do pessoal que esta fazendo dieta. Sem contar a quantidade de gordura!
7- Amendoim - os saquinhos pequenos de amendoim torrado, são consumidos em grande escala, sem as pessoas perceberem que estão ingerindo muitas calorias. Um pacote pequeno tem 320 calorias e uma quantidade alta de gorduras, mas devemos falar também da parte boa! A gordura presente no amendoim é uma gordura boa e traz benefícios, como a diminuição no sangue dos níveis de colesterol e LDL-c. Mas é bom lembrar que não deve ser consumido em grande escala, que tal um punhado?

8- Salsichão - Pessoal, com 445 calorias uma unidade, com uma grande quantidade de gordura e muitas substâncias químicas consideradas cancerígenas, este produto deve ser evitado! Quem quer comer uma proteína pode substituir por um espetinho de carne.

9- Paçoca e suspiro - Uma unidade de paçoca tem 114 calorias. Pode ser consumida com cautela. Já uma unidade pequena de suspiro tem 22 calorias e uma grande quantidade de açúcar! Por isso, fique de olho!

10- Caldo verde - Este não pode faltar no arraiá com esse friozinho! Mas é uma pena que os  ingredientes como batata, linguiça e bacon não podem fazer parte de uma dieta. Porém tem a receita light: é só retirar o bacon e a linguiça e temperar com pimenta do reino e 2 colheres de sopa de azeite. Dá para quebrar o galho né?

Pessoal, aproveitem o arraiá de vocês, sabendo que o melhor jeito de manter a dieta é não exagerando! Bom arraiá Cumpádis e Cumadrês!

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN: 07101891



2 comentários:

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...