sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vida + Saudável: Suco da fruta ou Suco de Caixinha?

O SLMC foi atrás do suco mais saudável para sua dieta!

Já sabemos que para termos uma alimentação saudável, devemos em primeiro lugar substituir o refrigerante pelo suco de fruta. O suco da fruta contém vitaminas e minerais antioxidantes e deve ser sempre preparado poucos minutos antes da ingestão (para conservar o "poder" das vitaminas). Mas este tem sido o grande problema: o tempo para ter uma alimentação saúdavel. Por este motivo, tem aumentado a venda de sucos de caixinha, eles apresentam um preço acessível e um sabor super agradável. Mas existem uma série de dúvidas: será que ele é tão nutritivo quanto um suco natural ? E os corantes ? E a quantidade de açúcar?

Com essas e mais algumas perguntas a Revista PROTESTE, resolveu testar esses suquinhos em caixinhas. O resultado foi animador para a revista, eles observaram que os sucos de caixinha apresentam o mesmo sabor da fruta, e o teor de vitamina C, praticamente igual ao suco natural. Enquanto em um suco natural, se encontra em torno de 37% de vitamina C, os sucos de caixinha estão em torno de 14 a 43%. A quantidade de açúcar e a higiene também foram adequadas. O suco que foi escolhido pela revista como "a escolha certa", foi o SuFresh (Néctar de Laranja).
Mas você sabe qual a diferença de suco e néctar? O Néctar é obtido através da dissolução, em água da parte comsestível da fruta com adição de açúcares (apresenta uma concentração de polpa de fruta de 20-30%), Já o suco tem uma concentração de fruta de 30-50%, ou seja, o néctar tem menor quantidade de fruta.


Apesar de tantas notícias boas, nós esperamos que a população não faça do suco de caixinha um hábito, isso porque a vitamina C, serve na verdade para aumentar a validade do produto (e por isso esses produtos não deixam a desejar). Mas nem só de vitamina C vive o homem. Uma fruta ela contém outras vitaminas e minerais que não foram avaliados nesse teste e que são de extrema importância ao corpo, principalmente para diminuir o risco de doença cardiovascular.


ps: A Revista também testou o suco KAPO, muito consumido por crianças. O produto Kapo com a  especificação "sabor laranja", na verdade é uma mistura de maçã, maracujá, abacaxi, laranja e uva e lógico o aroma de laranja e o teor de vitamina C deixa a desejar!

Priscila Maranhão
CRN: 07101891

Referências: Revista ProTeste - número 104 -  Julho/2011

3 comentários:

  1. O que é bom pra nossos filhos?
    O melhor é suco de frutas e não o néctar, isso? Mas na caixinha do Kapo está escrito "suco de frutas", é mentira? E daí o que é melhor?

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela, sempre devemos dar preferência a denominação "suco" ao invés do "néctar", este último contém menor quantidade de fruta.
    Em relação ao suco Kapo, a revista testou o "suco de laranja Kapo" e viu que na verdade é uma mix de frutas, e isso é enganar o consumidor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por responder....mas a minha maior indignação e é o quer eu quero deixar aqui é que o suco Kapo diz ser um suco de frutas e tem um gosto horroroso de suco artificial, o que eu acredito que deva fazer mal pra todos nós, principalmente para as crianças.

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...