segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vida + Saudável: Selos nos alimentos

O SLMC foi pesquisar o que significa cada selo nos produtos alimentícios brasileiros

Vocês já repararam que quando você compra um produto as vezes ele tem um selinho ? Existem selos para diabéticos, selos para cardíacos, selos e mais selos. Mas afinal, o que eles significam?

SELO SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia - Para melhorar a qualidade de vida a SBC desenvolveu o selo de aprovação SBC. Desde 1991 os selos estão estampados nos rótulos de alguns alimentos identificados por um grande coração. Os critérios da SBC são Internacionais e Nacionais e servem para o consumidor identificar os alimentos mais saudáveis, ou seja, aqueles que apresentam quantidades apropriadas de nutrientes. Só recebe o selo SBC alimentos aprovados em quantidades de gorduras trans, colesterol,  açúcares, fibras e sódio. Alguns dos produtos certificados são: Margarina BECEL e BECEL pro Activ; Ades; Biscoito 3 cereais (Nestlé); Linhas de Pães Puraví e o queijo frescatino da Polenghi.
site: www.prevencao.cardiol.br

SELO MINHA ESCOLHA: Este selo surgiu através de representantes da indústria de alimentos, pode ser por esse motivo que a Revista PROTESTE identificou em uma das suas análises que este selo é "permissivo demais". Os alimentos que o recebem tem controlado as quantidades de gordura saturada, trans, açúcares e sódio. Alguns dos produtos são a maionese Hellman´s, bebida à base de soja ADES, Barra de cereal Nutry, Extrato de Tomante Elefante, entre outros. 
Site: www.programaminhasescolha.com.br

SELO ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético - Todos os produtos que recebem o selo, não apresentam adição de açúcar. Por este motivo, o diabético pode ficar tranquilo, porque ele só irá consumir o açúcar natural do alimento, como a frutose (açúcar proveniente das frutas) e a lactose (açúcar proveniente do leite). A ANAD enfatiza que o selo não é uma propaganda do produto, mas uma maneira do consumidor ter segurança que esta consumindo um alimento sem adição de açúcar. Alguns produtos são: Adoçante GOLD; Ovo de Páscoa Talento Diet; Grain Flakes diet Jasmine, Frutas desidratadas Fruit Co, entre outros. No Site é possível ver outros produtos que apresentam o selo: www.anad.gov.br
Sabendo da existência dos selos, da próxima vez que você for comprar um produto, dê mais atenção ao rótulo. Esse hábito pode te levar para o caminho de uma vida + saudável.

Priscila Maranhão
CRN: 07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...