quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vida + Saudável: Bisfenol na obesidade

O SLMC quer ver o planeta livre do bisfenol !

A agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) há alguns meses atrás proibiu a venda de mamadeiras que apresentassem em sua composição o bisfenol A. Para quem não sabe, o bisfenol é um composto químico encontrado em plásticos (policarbonato) e revestem as partes internas de latinhas que condicionam alimentos e bebidas; mas também encontram-se em outros produtos que você toca, respira, come e usa (papel, cartolina, selantes dentários).  A FDA - a agência que controla os alimentos nos EUA, avaliou 78 latas, encontrando a presença de bisfenol em 71 delas, ou seja 90%.
O problema do bisfenol é que ele é super instável, no caso dele estar presente em um recipiente contendo um alimento, qualquer mudança de temperatura faz com que ele "migre" para o alimento, levando você a ingerir o bisfenol A. Mas a maior preocupação tem sido com as crianças, logo que muitas mães aquecem as mamadeirinhas dos filhotes no micro-ondas.
E o que acontece quando ingerimos o bisfenol A? Esse produto tem ação estrogênica,  atua diretamente em glândulas do nosso corpo, alterando a secreção hormonal. Tanto em adultos como em crianças esse produto é muito perigoso, podendo causar câncer, infertilidade e também obesidade.
Estudos com ratos e camundongos já demonstram que quando estes tem contato com uma baixa quantidade do bisfenol, já apresentam o aumento da massa corporal. Em humanos ainda há poucos estudos e por este motivo ainda não é conclusivo como o bisfenol atua na obesidade; O que se propõem  é que este produto químico aumente a produção de insulina e acelere a formação de células de gordura.  É muito importante tomar conta do bisfenol no seu dia-a-dia; alguns dados já relacionam o início da epidemia da obesidade com o aumento de produtos químicos no ambiente! Então aí vai nossa dica: evite armazenar produtos em potinhos plásticos que contenham policarbonato e evite produtos plásticos reciclados que contenham os número 3 ou 7. É sempre importante verificar o rótulo dos produtos que você for comprar, desde produtos alimentícios até papel filme, garrafa squeeze, etc. Fique longe do bisfenol A e tenha uma vida + saudável!

Referências: ABESO, Revista Veja; VP online

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...