segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vida + Saudável: 7 Erros Alimentares do Natal

O SLMC deseja um Natal muito mais saudável para você!


O Natal já esta batendo na nossa porta e por este motivo resolvemos fazer uma listinha dos 7 erros mais comuns que deixam mais longe o objetivo de ser saudável.

1-Horário da Ceia: Como a comemoração do Natal é realizada do dia 24 para 25  a tradição pede que a ceia seja realizada meia noite. Tudo bem, não vamos contra uma tradição! Mas muita gente nessa espera, fica sem comer, para poder "atacar" a ceia e outras exageram nos pratos de entrada (bolinho de bacalhau, salame, frios...). Ficar em jejum ou comer em excesso não são as melhores opções. Nossa dica? Escolha sua entrada, mas sem exagerar! Nada de comer 1kg de bolinho de bacalhau! 
2- Pratos da Ceia: A família se reúne e cada um traz um prato mais delicioso que o outro. Muita gente acha que é obrigada a comer tudo para não desagradar ninguém! Nossa dica: Comece a comer pelo prato que você mais gosta; assim após essa refeição você já estará saciado e caso queira comer outra preparação não comerá em grande quantidade.
3- Sobremesa: Na hora de escolher a sobremesa a primeira opção é sempre a fruta; mas como é época de Natal e todo mundo quer comer algo especial, nossa dica: escolha aquela sobremesa que você consiga ver a fruta! Por exemplo: Pavê ou pêssego em caldas? - A segunda escolha é a certa!
4- Bacalhau: Que o bacalhau é muito salgado e que os hipertensos tem que ter cuidado, todo mundo sabe! Comprar o bacalhau dessalgado ou dessalga-lo em casa é uma opção para para os hipertensos, mas com cautela! O gosto salgado do bacalhau vem do NaCl (cloreto de sódio), ao dessalga-lo  damos adeus ao  cloreto (que fornece o sabor), mas continuamos com o sódio (sem sentir o sabor), e isso é perigoso e ajuda no aumento da pressão arterial.
5- Oleaginosas: Natal é época de castanha do pará, amêndoas, pistache entre outras oleaginosas. Todas elas são muito saudáveis mas cuidado porque são muito calóricas também! Tenha uma quantidade razoável na mesa da ceia, evite o excesso, ele sobrará para os outros dias e você acabará aumento sua ingestão calórica.
6- Mesa: É lindo aquela mesa toda linda, com os alimentos expostos, não é?! Mas evite deixa-los por muito tempo na mesa. Só arrume-os na mesa na hora de servi-lo. Infelizmente nosso Natal não é fofo e frio como nos EUA ou Europa, e é super perigoso deixar os alimentos (principalmente os que deveriam estar na geladeira) horas no calor. 
7-Bebidas: Muito calor é hora de se hidratar. A gente sabe que terá aquela cervejinha; vinho além dos refrigerantes, mas se hidratar é beber água ou suco. A cerveja e o refrigerante eles desidratam então não os consuma em excesso! Refrigerante Light/Diet também não são liberados, eles tem quantidade maiores de sódio do que o refrigerante tradicional. 


Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações!


Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...