quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você ainda acredita no casamento?


Vendo mais uma notícia de separação de um casal famoso, comecei a refletir sobre casamento. Na verdade essa minha reflexão começou depois de uma aula na faculdade, onde a professora comentava sobre o assunto, dizendo que a própria sociedade fez do casamento uma instituição falida.
É verdade que atualmente o número de divórcios é elevado, mas a pouco tempo atrás saiu uma reportagem na revista época, dizendo que o número de casamentos também aumentou. Isso quer dizer que as pessoas continuam acreditando no amor. Será?
O que a minha professora quis dizer quando falou que a sociedade fez do casamento uma instituição falida, é que hoje em dia o casamento se tornou uma coisa meio banalizada. A sociedade hoje nos diz que devemos ser individualistas, que devemos procurar a nossa felicidade, que devemos nos colocar em primeiro lugar, sempre o nosso interesse em primeiro plano. Antigamente não era assim. No tempo da minha avó, a família vinha em primeiro lugar. Não estou dizendo que naquele tempo era certo e agora é errado, estou apenas explicitando os dois lados da moeda.
Hoje em dia, você conhece uma pessoa, se apaixona e casa. Quando a gente casa, e passa a conviver com a pessoa, vemos todos os defeitos dela, antes encobertos pelos olhos de uma pessoa apaixonada. E muitas das vezes não toleramos esses defeitos. Ou a gente simplismente enche o saco. Aí separa. Depois casa de novo. E por aí vai.

É claro que devemos sempre buscar a nossa felicidade, e temos o direito de errar – se escolhemos a pessoa errada, devemos procurar outra “melhor”. Mas será que não nos tornamos exigentes demais? Intolerantes demais?
Porque defeitos, todo mundo tem, eu, você, o joãozinho...Brigar, discutir, todo casal faz isso também. Não se engane achando que você vai casar e nunca vai brigar com o seu marido. É claro que vai. E isso é bom. Discutir, expor os pontos de vista, conversar sobre os problemas é muito melhor do que guardar tudo pra si. Porque uma hora você explode, e aí o que acontece? Você separa, não quer nem conversa.
Talvez se nós fossemos menos intolerantes, e nos colocássemos com mais frequência no lugar do outro, não aconteceriam tantas separações. Ou não.
Só sei que eu ainda acredito no casamento, como os de antigamente, que duram muito tempo.

P.S: A matéria que me fez reletir sobre o assunto, trazia essa lista com os casamento de famosos mais curtos:

1 - Joaquim Lopes e Thaís Fersoza - 1 semana
2 - Daniella Cicarelli e Ronaldo Fenômeno - 3 meses
3 - Fábio Jr e Patricia de Sabrit - 4 meses
4 - Giovanna Antonelli e Robert Locascio - 4 meses
5 - Regiane Alves e Thiago Antunes - 7 meses
6 - Roberto Justus e Adriane Galisteu - 8 meses
7 - Alexandre Pato e Sthefany Brito - 9 meses
8 - Roger Flores e Deborah Secco - 9 meses
9 - Chiquinho Scarpa e Princesa Carola - 11 meses
10 - Henri Castelli e Isabeli Fontana - 16 meses
11 - Bruno Gagliasso e Camila Rodrigues - 18 meses

Um comentário:

  1. Eu também acredito no casamento. O problema é que cada dia estamos mais impacientes e intolerantes, não nos damos oportunidade de melhorar nem damos oportunidade ao outro melhorar.

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...