quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vida + Saudável: Selênio nosso de cada dia!

O SLMC foi em busca de informações sobre esse mineral super importante para sua saúde!
O Selênio é um mineral, antioxidante, apresenta ação anticancerígena, "fortifica" o sistema imunológico, age na detoxificação do organismo contra metais pesados, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares! Ufa! Quanta coisa boa!
Mas onde podemos encontrar esse mineral milagroso ? A grande campeã é a Castanha do Pará, o consumo de 2 unidades/dia, fornecem 54% da recomendação de selênio/dia estabelecida para um adulto saudável. Outros alimentos fontes nesse mineral são peixes (principalmente o atum), fígados e carnes em geral. O consumo de cereais, pães, legumes e verduras são pobres nesse mineral.

O consumo das quantidades adequadas de selênio, são de extrema importância, primeiro porque ele tem ação antioxidante, ou seja, combate radicais livres e ainda protege contra a oxidação de gordura nas artérias, combatendo o envelhecimento e o risco de doenças cardiovasculares. Também atua para o bom funcionamento da tireóide, convertendo o hormônio T4 em T3. Outro ponto importante, que tem sido estudado, mas ainda precisa de mais esclarecimentos, é da atuação do selênio na diabetes mellitus. O aumento do combate de radicais livres, que estaria aumentado nesta doença, melhoraria os sintomas relativos às complicações vasculares, oculares, renais e neurológicas.

Quem esta pensando em usar a suplementação de selênio em cápsulas, vai desanimar. Isso porque o selênio da dieta é diferente do selênio suplementado. A biodisponibilidade desse último é muito menor do que o fornecido pela dieta. Alguns estudos já avaliaram em indivíduos normais a intervenção de castanha do pará (2 unidades/dia) e de selênio em cápsulas e demonstraram que este último deixou a desejar, não sendo tão bem absorvido como a castanha.
Então pessoal, só nos resta ter uma dieta mais saudável!

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Referências: Cozzolino, S.M. Biodisponibilidade de Nutrientes, 2a.edição - 2007 - Editora Manole
Cardoso, M.A. Nutrição e Metabolismo - Nutrição Humana - Editora Guanabara Koogan

2 comentários:

  1. Ola amei seu post.
    Ontem eu estava tão estressada que sai de casa sem dizer para onde ia, TPM, fui na farmacia saber quanto custava o rmd que o "gini" me recomendou e quase cai para tras, depois disso passei no mercado comprei amendoas, nozes, castanhas , damasco, mel e banana, chegando em casa misturei um pouco de cada e mais aveia e comi, tb comi uns amendoins confeitados de chocolate, eu estava por conta. Mas hoje acordei calminha ,calminha, #SANTAGRANOLA

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...