segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vida + Saudável: Bactérias presentes no intestino podem causar obesidade

E não é que cuidar do intestino pode ser uma opção para quem quer emagrecer?

Isso mesmo! Parece que as bactérias presentes no intestino são as responsáveis pela obesidade! A afirmação foi feita pelo endocrinologista Prof. Mário Saad da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Assisti a apresentação do professor na Academia Brasileira de Medicina e me surpreendi com os resultados! Saad apresentou dados em ratos, onde os ratos obesos apresentam menor quantidade de bactérias intestinais, enquanto nos ratos "magrinhos" essa flora apresentava-se em maior quantidade. E aí a grande ideia foi trocar as floras intestinais dos animais! Com isso, os magrinhos, receberam a flora dos ratinhos obesos e a conclusão foi que eles começaram a ganhar peso! O professor Saad demonstrou que essas modificações também acontecem em humanos, mas ainda não se sabe se a pessoa é obesa por ter essa flora intestinal ou se apresenta esta flora, por ser obesa!
Inicialmente, esses dados sugerem que nem só a quantidade de calorias é importante para o emagrecimento, mas sim manter o intestino com uma flora saudável. 
Já se sabe que a qualidade da  flora intestinal está relacionada com uma série de fatores: o tipo de parto, peso ao nascer, tipo de alimentação no primeiro ano de vida, além de questões genéticas e ambientais (como o uso de antibióticos, poluição). 
Então a nossa dica é: cuide bem da sua flora intestinal! Para isso sugerimos o consumo de leite fermentado (que tem lactobacillus importantes), evitar uso de antibióticos (que diminuem as bactérias do intestino) e aumentar o consumo de fibras e da "gordura boa", que também ajuda a manter uma flora super, para evitar o ganho de peso!

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...