segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Por Aí: Forte do Leme

Você Já conhece o Forte Duque de Caxias?

Olá pessoal! Depois de algum tempo sem dicas, o “Por Aí” volta com mais uma opção de lazer na nossa Cidade Maravilhosa. Essa denominação se faz mais que necessária nesse post, uma vez que o local da visita se situa entre dois dos maiores patrimônios naturais do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. Trata-se do Forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme. O espaço é pouco conhecido pelo público, tanto pela localização, como pelo pouco tempo que a tração está aberta a visitação.
O local em si eu imagino que a maioria dos cariocas conhece: o Morro do Leme, no fim da praia homônima. No seu sopé há um caminho, rente ao costão, em que ficam pessoas pescando e de onde uns mais radicais saltam no mar...... Então, lembrou? É lá. Acontece que a fortificação fica bem no topo do morro, uma localização tão estratégica, mas tão estratégica, que até hoje muitos desconhecem sua existência. Uma pista dela é o bandeirão do Brasil que fica tremulando lá em cima e pode ser visto da orla.
 Uma vez sabendo onde fica o Forte já dá para imaginar a principal atração do lugar. A vista panorâmica que se tem lá de cima é de tirar o fôlego: à esquerda pode-se ver os bondinhos no seu movimento de sobe e desce na Urca; à direita a praia mais famosa do mundo; na frente as ilhas Cagarras, boa parte de Niterói e o toda a imensidão do Atlântico; e para trás o Corcovado, Floresta da Tijuca e , forçando a vista, até a Pedra da Gávea.


Além de ser um excelente posto de observação da cidade, no espaço há algumas salas de exposição de arte e do acervo militar, onde se pode conhecer um pouco sobre o Duque de Caxias, que hoje dá nome ao lugar. Há inclusive uma pequena sala de vídeo onde é contada a história do Forte e todo o processo de reforma do local.

O acesso até a fortaleza é outra atração a parte. O caminho começa já dentro de uma instituição militar (o endereço completo eu dou depois!) onde você pode estacionar seu carro de graça, sem burocracia, e o melhor, sem flanelinhas. Lá o visitante é recebido pelo pessoal do exército, onde é cobrada a taxa de 4 reais por pessoa (estudantes ainda pagam meia!) 
 A caminhada de 800m até o topo dura mais ou menos meia hora e é muito agradável. À medida que o trajeto vai sendo conquistado, a expectativa aumenta. A Mata Atlântica nativa vai ficando para trás, ou melhor, para baixo, e você começa a visualizar, entre arbustos e árvores, uma paisagem que vai ficando mais linda a cada passada dada. Mas lembre-se, isso é apenas o começo do passeio...


Para chegar ao Forte é só seguir pela Avenida Atlântica até a Praça Almirante Júlio de Noronha, que fica no fim da praia do Leme. A entrada é pelo CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército). A visitação acontece apenas nos fins de semana. Para mais informações, como o serviço de kombis do próprio exército para os que não podem fazer a subida a pé, é: (21) 2287-3781. Vale a pena conferir!

Raul Rigoto
Geógrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...