terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vida + Saudável: E agora sem os remédios para emagrecer?

O SLMC quer saber o que será da sibutramina!

Semana passada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exigiu dos médicos mais rigor com o uso da medicação muito usada para o tratamento da obesidade - a sibutramina. Outras três drogas, moderadoras de apetite foram proibidíssimas - anfepramona, femproporex e mazindol.
Para muitos especialistas é uma questão de tempo a medicação sibutramina ser proibida, isso porque nos EUA e na Europa já é vetada. Esses países entendem que os malefícios como (derrame, infarto) são maiores do que os benefícios (a perda de peso com o uso da medicação é em torno de 5%).
Para controlar o uso da sibutramina, hoje ela é controlada através de uma receita especial, a partir dessa nova decisão da ANVISA, médico e paciente terão que assinar um termo de responsabilidade.
Muitos médicos não gostaram da decisão, alegando que a ANVISA não está dando atenção necessária às críticas de médicos e pacientes. A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), no seu site está fazendo um abaixo-assinado contra a nova resolução da ANVISA. Para muitos médicos e associações, é um retrocesso o que está acontecendo, uma vez que tira as opções de tratamento dos obesos (muito deles não respondem a sibutramina).
Deixando esse embate de lado, o SLMC lembra que o tratamento da obesidade pode ser realizado com muito sucesso com uma orientação alimentar e através da prática de atividade física regular. Independente do uso de medicação ou não, vamos "praticar uma vida saudável".
ps: Na semana que vem vamos comentar sobre o remédio VICTOZA, que foi capa da revista VEJA dessa semana!
Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...