domingo, 2 de outubro de 2011

Vida+ Saudável: O que o rótulo te diz de um alimento?

O SLMC quer ver todo mundo de olho no rótulo!

Quem aê lê os rótulos dos alimentos que compra? Apesar do rótulo ter informações importantes do produto que estamos consumindo, muita gente não dá a menor importância pra ele! Então vamos aprender o que ele pode nos dizer?

1- Tabela nutricional - Uma das coisas mais importantes é a tabela nutricional. Nela pode se encontrar informações sobre calorias, carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras trans e saturada), além minerais. O que devemos ficar de olho na tabela nutricional é da quantidade do produto que esta sendo citada nela. Normalmente quando um biscoito é muito calórico a tabela nutricional só descreve os valores de poucas quantidades (2-3 unidades), mas quando se trata de biscoito não muito calóricos como o tipo cream cracker, essa tabela pode nos dar valores de até 6 unidades do biscoito, como podemos ver na figura abaixo.
Essa tática serve para em caso do consumo de biscoitos muito calóricos, você achar que nem está consumindo tantas calorias assim. As vezes a tática é outra, a indústria põe a porção em gramas, e aí a gente não sabe muito bem de quantas unidades eles estão falando. Um saco!

2- Contém Glúten ou não contém Glúten - Outra informação super importante e obrigatória, principalmente para os indivíduos que tem a doença celíaca é se o produto tem glúten ou não. O Glúten é uma proteína do trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Alguns indivíduos tem intolerância a essa proteína e começam com sintomas como: diarréia crônica, anemia, falta de apetite, emagrecimento, distensão abdominal, perda de peso, além de outras. Normalmente a doença acomete na infância (idade de 1 a 3 anos), mas ela pode "dar sinais" em qualquer idade!

3- Contém ou Não contém Fenilalanina - A fenilalanina é um aminoácido e os indivíduos que tem a doença fenilcetonúria não podem consumir produtos com esse aminoácido. Isso porque eles não conseguem metabolizar a fenilalanina, que aumentada no sangue pode levar a danos importantes como o retardo mental. Por isso a importância do "Teste do Pezinho", que indica no recém nascido se ele tem ou não essa intolerância alimentar. Caso o teste dê positivo para fenilcetonúria, o consumo de proteínas fica limitado a uma suplementação que deve ser calculado por um nutricionista.

4- Não contém Gordura trans- Todos os produtos querem incluir no seu rótulo bem grande que eles não contém a gordura trans. Esse tipo de gordura é formado através de um processo de hidrogenação artificial feito pela indústria. Esse processo é feito para que a gordura se torne mais durável e o produto tenha maior prazo de validade. Só que essa gordura tem sido a principal responsável pelas placas de ateromas, entupimento das artérias, infartos e derrames. Sai pra lá gordura trans!

5- Ingredientes - O rótulo também deve descrever os ingredientes usados no produto. Eles estão descritos em ordem decrescente, ou seja os ingredientes que aparecem primeiro, são aqueles em maior quantidade! Também devemos ficar de olho na quantidade de corantes e glutamato de sódio nos produtos!

6- SAC - O serviço de atendimento ao cliente não pode faltar no rótulo. É importante que qualquer alteração no produto seja informada para esse setor!

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...