terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Na cozinha com Jamie Oliver

Eu sou viciada em programas de culinária. De Nigella Lawson até Ana Maria Braga, se alguém está ensinando alguma receita na televisão, eu paro para ver. Foi assim que conheci o chef Jamie Oliver, e me apaixonei. Simpático e carismático, Jamie já teve diversos programas de televisão (entre eles The Naked Chef e Jamie's Ministry of Food), ganhou vários prêmios e tem um série de livros publicados. Mas não foi por isso que ele me conquistou.
O que chama a atenção, e na minha (modesta) opinião diferencia Jamie dos outros chefs, é a sua filosofia: Jamie defende que pode-se comer de tudo sim, mas de uma forma equilibrada e sã. Além disso, o chef fez um trabalho recente para mudar o sistema de merenda das escolas britânicas, baseados até então em alimentos industrializados e fast-food, que ele propôs trocar por refeições balanceadas, naturais e ricas em verduras e fibras.
Mas você deve estar se perguntado: porque diabos a Thaysa está falando isso tudo?! É porque a partir de agora, a maioria das receitas que você irá encontrar aqui, provavelmente será do Jamie. Isso porque finalmente eu comprei seu livro Revolução na Cozinha (Ministry of food, no original); e ele é tão bom, e eu estou tão empolgada (o namorido mais ainda) que farei todas as receitas do livro (isso é um compromisso) e compartilharei aqui!
O Ministério da Comida, título original do livro, foi criado pelo governo da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, para evitar a escassez de alimentos sofrida durante e após a Primeira Guerra Mundial. Ele tinha como objetivo garantir alimento suficiente para todos e educar as pessoas sobre a alimentação e nutrição adequadas, para que todos se mantivessem saudáveis. O Governo mobilizou milhares de mulheres que sabiam cozinhar, e as enviaram por todo o país, para dar apoio e dicas à população.
Jamie resgata esse ministério em seu livro, e inspirado nele, cria o movimento Passe Adiante (pass it on), com o objetivo de mudar os hábitos alimentares dos britânicos, visto que a Grã -Bretanha consome 50% das refeições prontas de toda a Europa, e apresenta os mais altos índices de obesidade naquele continente.
Em 2007, Jamie estabeleceu seu Ministério da Comida em Rotherham, no norte da Inglaterra, fazendo demonstrações culinárias para a cidade e dando aulas para grupos, em que pedia às pessoas que ensinassem as receitas aprendidas com ele a pelo menos outras duas. (aliás, são esses alunos de Jamie que aparecem nas fotos do livro, legal, né?!). Então, esse é o plano: aprender uma receita de cada capítulo do livro para, depois, ensinar pessoalmente a dois ou mais amigos/parentes/colegas, sob a condição de que eles se comprometam a fazer o mesmo.
Essa campanha está rodando o mundo, e eu descobri que tem até blog brasileiro baseado nela!
A obesidade não afeta somente a Grã-Bretanha. No Brasil, ela já é considerada um problema mais grave do que a desnutrição! De acordo com o IBGE, cerca de 40 milhões de brasileiros adultos estão acima do peso, sendo 10 milhões considerados obesos. A situação para as crianças e adolescentes também é preocupante: segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, pelo menos 5 milhões de crianças brasileiras são obesas.
Por isso, além de me comprometer a ensinar as pessoas próximas pessoalmente, resolvi postar todas as receitas aqui no blog, com fotos do preparo e do resultado final. Não importa se você é um zero a esquerda na cozinha, ou se manda muito bem; espero que você se anime e também faça parte desse movimento!!! 
Afinal, qualquer um pode aprender a cozinhar, e isso pode ser uma coisa bem divertida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...