quarta-feira, 25 de julho de 2012

Na cozinha: Bolo de carne moída improvisado

Sabe quando você não sabe o que vai fazer para o almoço/jantar do dia seguinte? Eu tenho uma teoria que sempre me ajuda nessas horas: a carne moída salva
Carne moída é o tipo de coisa que sempre é bom ter na geladeira, porque: 1) é barato, 2) é gostoso, 3) é fácil de preparar e 4) é tipo o bombril - mil e uma utilidades. Você pode fazer hambúrguer, rocambole, almôndega, chilli...e qualquer uma dessas coisas que você faça com a carne moída, o preparo vai ser rápido e sem mistérios.

Daí eu decidi fazer um bolo de carne de moída, pois sempre tive vontade de testar essa receita do Jamie Oliver.

Mas como nem tudo é perfeito nessa vida, depois de ler a receita percebi que eu não tinha uns 4 ingredientes, e como a vontade de ir ao mercado era igual a zero, fiz o que sei fazer de melhor na cozinha: improvisar! Então, vamos a receita, e sinta-se à vontade para improvisar também!
Para preparar o bolo de carne:
Preaqueça o forno na temperatura mais alta. Enquanto isso, descasque e pique finamente a cebola; Coloque-a em uma frigideira grande sobre fogo médio, com 2 fios de óleo e uma pitada de sal e pimenta-do-reino; Adicione o cominho e frite, mexendo a cada 30 segundos, por cerca de 7 min (ou até que a cebola fique ligeiramente dourada), depois transfira para uma tigela grande para esfriar. 
Embrulhe os cream crakers em um saco plástico (pano de prato também serve) e esmague-os até obter um farelo fino (os pedaços que ficarem maiores, quebre com a mão); Na tigela com a cebola, junte a carne moída, o farelo de cream craker, o orégano, a mostarda, os ovos e uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Esmague e misture muito bem tudo com as mãos. Molde a carne em formato de bola de rúgbi (se você não souber como é o formato de uma bola de rúgbi, serve de futebol americano rs) e esfregue um pouco de óleo nela. Você pode cozinhá-la imediatamente  ou guardá-la na geladeira até a hora de usar. Para assar, é só acomodá-la em uma assadeira e colocar no forno preaquecido, baixando a temperatura imediatamente para 200ºC, e deixar por meia hora.

Para preparar o molho:
Pique a cebola e o alho e leve-os ao fogo médio, em uma panela grande, com 2 fios de óleo. Adicione a páprica e uma pitada de sal e de pimenta-do-reino. Cozinhe até que fiquem tenros e dourados. Junte o molho de tomate (esqueci de colocar na lista de ingredientes #fail), o vinagre balsâmico e o molho inglês, deixe ferver e depois baixe o fogo e cozinhe por 10 minutos em fogo brando.

Para finalizar, retire o bolo de carne do forno e regue-o com todo o molho. Acomode as fatias de bacon sobre o bolo de carne e o molho e leve de volta ao forno por 10 a 15min, até que o bacon doure e o molho esteja borbulhante. Para servir, salpique alecrim desidratado e o bolo de carne está pronto!

Algumas observações importantes:
- Você pode substituir o bacon por linguiça calabresa, como eu fiz já que não tinha bacon; nesse caso, você deve cortar a linguiça em quadradinhos e fazê-la junto com o refogado do molho;
- Caso prefira (ou se não tiver alecrim em casa), você pode usar salsa, ervas finas ou um pouco de orégano para salpicar por cima bolo e do molho antes de servir.
- A quantidade de O molho de tomate que eu esqueci de colocar nos ingredientes  é aproximadamente 680g (ou um pacote de 520g, tb serve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...