domingo, 1 de julho de 2012

Vida + Saudável: Óleo de Cartamo

Óleo de cartamo, você conhece?


Depois de um monte de perguntas sobre o óleo de cártamo fui atrás de informações sobre ele. A principal pergunta é se ele emagrece, depois vem se ele é antioxidante, se faz bem pra pele... então vamos lá?
O óleo de cártamo é antioxidante e tem ácidos graxos essenciais (aqueles que não produzimos e precisamos obter na alimentação). Ele é composto por ácido oléico (ômega 9) e linoléico (omega 6). O óleo também tem vitamina E, e ajuda a combater os radicais livres! 
Muitos sites e revistas indicam que o óleo de cártamo oferece a sensação de saciedade ao ser consumida, além de regular o hormônio grelina (super responsável pela sensação de fome que te persegue!)

Em pacientes com diabetes o uso do óleo de cártamo ajudou na redução dos níveis de glicose e da hemoglobina glicada além de aumentar os níveis de HDL-c (mas este estudo ofereceu 8g do óleo durante 16 semanas!) ufa! 
Em estudos experimentais (aquele com ratinhos e hamsters), o óleo de cártamo tem demonstrado bons resultados na perda de peso, porém em estudos com humanos  a ingestão do óleo não  teve sucesso na redução do índice de massa corporal  (IMC) nem na massa adiposa total, mas após 36 semanas do uso do óleo de cártamo houve a redução da gordura do tronco. 
Então resumindo: o óleo de cártamo ajuda a combater o envelhecimento celular, melhora os níveis de gordura boa no sangue, ajuda os diabéticos e pode ter um efeito ainda que pequeno, na redução de gordura do tronco. 
Mas não vale nada usar o óleo e sair por aí comendo no fast-food e nem tomando refrigerante como se fosse água! Muito menos sem realizar uma atividade física! O óleo ajuda, mas não faz milagre. Que tal procurar seu nutricionista e ver a quantidade de óleo de cártamo recomendada para você e ter uma vida + saudável?

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN:07101891

referências: Asp ML et al., Time-dependent effects os safflower oil to improve glycemia, inflammation and blood lipids in obese, post-menopausal women with type 2 diabetes: a randomized, double-masked crossover study, 2011. 
Norris, LE et al., Comparison of dietary conjugated linoleic acid with safflower oil on body composition in obese postmenopausal women with type 2 diabetes mellitus, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...