quarta-feira, 20 de abril de 2011

Por Aí: Parque da Catacumba

Olá a todos!
Esta semana, primeiramente, eu gostaria de agradecer pelo convite para escrever quinzenalmente aqui no blog. Tentarei sempre trazer um lugar novo para o pessoal conhecer e conto com dicas dos leitores para nossas visitas... pode ser um lugar que você goste ou mesmo um onde você nunca tenha ido, e gostaria de saber mais antes de se aventurar. Manda pra gente que tentamos fazer o reconhecimento pra você! (seila1000coisas@gmail.com)

Desta vez o "Por aí" visitou a Zona Sul do Rio de Janeiro, mais precisamente o Parque Natural Municipal da Catacumba, que fica localizado na Av. Epitácio Pessoa, 3000 - Lagoa (perto do Cantagalo, em frente ao Posto-escola da BR, todo mundo conhece!). Mais uma vez a escolha do local foi feita levando em consideração alguns requisitos como abrigar várias atrações, possuir grandes paisagens e ter uma história para ser contada. E realmente nada disso falta.

Basicamente, a história deste parque inicia em 1940, quando nestas encostas começou a surgir Favela da Catacumba, onde a vegetação local passou a ser mais fortemente derrubada para a construção de casas e barracos. Esta situação vigorou por mais de duas décadas, até que nos anos 60, o então governador da Guanabara, Carlos Lacerda idealizou um discutido programa de desmanche de favelas e remoção de seus habitantes para conjuntos habitacionais. O programa foi realizado em 1970 com a transferência da população para regiões bem afastadas como conjuntos da Vila Kennedy, Cidade de Deus e do Guaporé-Quitungo. Seguido a isso, foram elaborados projetos de revitalização do lugar, que hoje em dia, conta com boas opções de lazer. Sem querer entrar no mérito da proposta de Lacerda ter sido certa ou errada, uma coisa é unanimidade: foi uma maneira de manter uma paisagem deslubrante ao alcance de todos, coisa que não acontece em outros picos da cidade.
Diante desta nova proposta, o Parque da Catacumba, com seus 31 hectares, é o resultado de dois dos principais projetos paisagísticos propostos para a área da antiga favela. Na parte baixa, foi realizada uma grande obra de arquitetura e paisagismo que conferiu ao local um ambiente  muito agradável com vários jardins, praças e caminhos. Não é a toa que ela abriga uma exposição de esculturas ao ar livre, uma espécie de museu a céu aberto que conta com 32 obras de artistas renomados como Franz Weissman e Bruno Giorgi entre outros. Só a parte de baixa já vale a visita pois para conhecer todas as esculturas dá uma boa caminhada!
Já na parte alta do parque foi feito o reflorestamento da área com exemplares oriundos da Mata Atlântica, vegetação nativa do local. O resultado disso foi o retorno da fauna local, principalmente sagüis e pássaros, que passou a ser encontrada mais facilmente durante os passeios pelas trilhas do parque, que são uma atração a parte. Não pelas trilhas em si, que são até curtas na verdade. Em mais ou menos vinte minutos chega-se da entrada até o cume do morro em que se localiza o parque, e as trilhas ainda tem degraus em muitos momentos. Não! Definitivamente as trilhas não são de encher os olhos dos amantes de aventura, mas a vista que se tem do Mirante do Sacopã e da rampa de rapel no topo do morro realizam bem este papel. Apesar de não ter tido o mesmo sol de quando visitei a Quinta da Boa Vista (neste dia caiu a maior névoa no RJ!) pode-se observar pelas fotos vários pontos do Rio, como a Pedra da Gávea, Praia de Ipanema, Morro Dois Irmãos, Sumaré, Cristo Redentor, Jóquei Clube, e é claro, a Lagoa Rodrigo de Freitas bem aos seus pés.  
Para os mais aventureiros que podem ter ficado desiludidos com a pouca exigência das trilhas curtas, fica mais uma dica: o parque da Catacumba abriga um circuito de aventura que oferece serviços de arvorismo, muro de escalada, rapel e tirolesa, tanto para crianças, quanto para adultos. Estes esportes são responsáveis por promoverem uma maior integração entre o público e a natureza, ou atravessar toda a extensão do parque pendurado em uma corda e depois escalar uma parede a centenas de metros de altura não é muita emoção? Todas estas atividades são organizadas e oferecidas por uma empresa privada. Para mais informações sobre preços e horários: http://www.lagoaaventuras.com.br/
 
Para finalizar, o parque abriga a Casa de Convivência e Lazer de idosos Dercy Gonçalves, que funciona no parque desde janeiro de 2010 e completa a gama de atrações. Neste centro são ministradas diariamente aulas de yoga, alongamento, canto e artesanato.
Bom pessoal, este é um pouco do Parque da Catacumba, um lugar que deveria ser mais lembrado pelo povo carioca como um importante ponto de visitação da cidade. Em um espaço relativamente pequeno, oferece-se atividade para pessoas de todas as idades e espíritos, desde de aventureiros, até aos mais calmos que se  contentam com um passeio no museu. Enfim, diversão certa!

Raul Rigoto Monteiro
Geógrafo

2 comentários:

  1. Nossa muito legal o parque! Não sabia q era assim. A irmã do jr tinha comentado da gente ir mas nem dei bola...rs
    Eu quero!

    ResponderExcluir
  2. Lá é super legal.... ainda tem uns miquinhos loucos por bananas !!! pena que não é legal levar comida pra dar pra eles... ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...