segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vida + Saudável: Nutrição é informação!

Com a correria do dia-a-dia, alimentos que ficam prontos em 3 minutos e são baratinhos (aka miojo) se tornaram os alimentos preferidos do público que não tem tempo para nada. Porém, o que já se sabe desses alimentos é que eles não apresentam nenhum valor nutricional, além de apresentarem tempero com altas quantidades de sódio e glutamato monossódico** (que ajuda a realçar o sabor).
A Revista Proteste, que se propõe a fazer testes de produtos e alimentos, divulgou ano passado informações do teste do macarrão instantâneo. De todos os resultados apresentados pela revista, além de erros de rotulagem, fragmentos de insetos no tempero pronto (eca!) a revista concluiu o que todo mundo já sabe: que nesses alimentos, há uma grande quantidade de glutamato e sódio. 
Mas a informação mais assustadora (e que poucas pessoas sabem), é a de que o macarrão fica pronto rapidamente porque eles são pré-cozidos e depois desidratados em um processo de fritura - isso mesmo, fritura! A revista está tentando junto à ANVISA e aos responsáveis pelos produtos que esta informação esteja no rótulo. O teste também mostrou que o macarrão instantâneo light da Nissin Miojo apresentava menos gordura, isso porque ele não sofre esse processo de desidratação.
Devemos ficar de olho nas opções saudáveis. Ao fazer uma escolha de macarrão tradicional, você escolhe em média, comer 5 vezes menos gordura do que se comesse o macarrão instantâneo, além das concentrações mais baixas de sódio.

Então, a dica do SLMC é: duvide de alimentos com preparo rápido e daqueles que possam ser conservados por muito tempo, depois de abertos. E, no caso do macarrão, consuma o tradicional, o cozimento demora no máximo uns 13 minutos, e você já pode deixar pronto na sua geladeira um molho natural (é só bater no liquidificador tomate, cebola, pimentão e manjericão), e aí o preparo fica mais rápido e você terá uma alimentação mais saudável! ; )

Priscila Maranhão
Nutricionista
CRN 07101891

 ** Tabela comparativa

6 comentários:

  1. To chocada, adoro miojo !!!
    Agora vou pensar 2X antes de come-lo... Mto legal este post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Este é um que eu amava mas abandonei completamente quando comecei a dieta! Hiiiper calórico!

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas, também fiquei chocada quando li a matéria na revista ProTeste! Eu super adorava miojo, era tipo viciada!
    Agora parei hehe

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. A empregada de uma amiga morreu de tanto comer miojo. hahahah. Agora falando sério, ela faleceu mesmo e os médicos atribuiram uma das causas ao excessivo consumo do miojo, acho que foi cancer, nao lembro. Evito ao máximo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, eu não como miojo, mas quando li essa informação fiquei boba, poucas nutricionistas sabem disso para passar para a população em geral !

    ResponderExcluir
  6. Mas e aquelas vitaminas exageradas que a informação trazia? O da Turma da Mônica Galinha (sem ser o suave) oferecia 138% das necessidades de sódio, ou seja, mais do que o necessário!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa feliz! Obrigada e volte sempre! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...